Prezados
colegas, atuei por 15 anos na contabilidade ativamente. Há
5 anos tive interesse pelo área de Marketing, pesquisei, estudei de forma
autodidata e fui em busca de formação. Primeiro
me inteirei sobre marketing digital: sites, blogs, mídias sociais, e-mail
marketing e principalmente conteúdo. Depois
passei a estudar as outras vertentes do marketing, principalmente aquelas
direcionadas ao planejamento e criação de estratégias.
Neste
início é óbvio que pela minha experiência na área contábil os meus primeiros
clientes fossem escritórios contábeis, e foi por este segmento que iniciei.
Acompanhei
muito fóruns e sites, listas de discussão, grupos de estudo no Facebook (e tem
muitos interessantes), para identificar tendências e necessidades.
Constatei
que a grande dificuldade dos escritórios contábeis estava em criar um
diferencial competitivo, pois para os clientes que utilizam os serviços
contábeis todos os escritórios são iguais, o que faz com que estes clientes
optem pelo serviço contábil mais barato.
Outra
questão estava nas constantes reclamações contra o CRC, a mais veemente tratava
dos problemas relativos a criação de um padrão para a cobrança de honorários, o
que seria injusto, pois as estruturas física, de mão de obra, tecnológica e de
serviços (este último em alguns casos) muda de escritório para escritório e de região para região.
Portanto,
padronizar não seria o ideal, mas esta é outra discussão e não o foco deste
artigo.
Além
do que é o mercado, a competição e a qualidade da empresa que devem ditar as
regras de preços: se o meu serviço é essencial e um diferencial para o meu
cliente e ele reconhece isto, irei cobrar mais, normal.
Mas
bem, quando comecei a ofertar meus serviços as empresas contábeis, fiquei
preocupado com alguns resultados e atitudes dos colegas:
- Poucos profissionais com visão para investir em planejamento, marketing ou parcerias, mas que sempre continuam reclamando dos clientes, do CRC, do aviltamento, etc;
- Dificuldade de comunicação: quando se envia um e-mail profissional, espera-se o retorno, pois é uma oportunidade de negócio, mas grande parte dos contadores não respondem aos e-mails, pecam no quesito relacionamento;
- Problemas de organização: empresários contábeis envolvidos demais nas tarefas operacionais, não confiam na equipe e também não investem em treinamento da equipe.
Então
quando comecei vi no mercado contábil um grande nicho, pois eram muitos os
problemas onde os escritórios necessitavam de apoio, mas existe uma grande
barreira criada pelo próprio empresário do setor: a falta de visão estratégica
e a capacidade de ver além da área contábil.
Alguns
ficam ofendidos quando se aponta isto, mas não sou eu quem aponta, apenas trago
dados e informações que são e objeto de pesquisas e principalmente da opinião
dos empresários clientes de escritórios contábeis que apontam isto. E olha que
são inclusive os que pagam em dia, e que quase nunca recebem uma visita do contador,
não recebem relatórios, dicas e orientações, fora as básicas.
Por
outro lado existem escritórios que perceberam que mudanças ocorrem de dentro
para fora, e investem em treinamento, organização, parcerias e marketing.
Posso
citar, como exemplo claro, clientes meus localizados em Recife/PE, Nova
Serrana/MG, Curitiba/PR, Santo André/SP e Brasília/DF que investem no marketing
digital, no conteúdo exclusivo, em artigos, facebook, e-mail marketing, sites,
blogs, que desenvolvem treinamentos e agregam serviços, que dá gosto de
trabalhar para eles.
Continuam
sendo na sua essência empresas de contabilidade, mas que são capazes de inovar,
competir e sair do lugar.
A
visão de negócios deles é excelente, investem em parcerias e almejam
crescimento.
Inclusive
3 deles (Recife/PE, Nova Serrana/MG, Curitiba/PR) além de serem meus clientes
tornaram-se meus parceiros exclusivos em seus respectivos estados.
Como
meu trabalho não é prejudicado pela distância física, para todos os clientes
que atendo de outros segmentos nestes estados, eu acabo indicando que estas
empresas de contabilidade são minhas parceiras e estão prontas para atendê-los,
assim novos contatos surgem para estes contadores.
Você
contador percebe nisso uma oportunidade? No caso destes clientes/parceiros que
citei acima, eles tem algo a mais a oferecer aos seus clientes, algo
estratégico.
Em
compensação outros escritórios vão ficando cada vez mais para trás, perdendo
tempo e perdendo espaço para outros que investem e apostam em oportunidades de
negócio.
E
eu sendo um colega de classe, que no início dos serviços de marketing pensou em
auxiliar escritórios contábeis a se desenvolverem de maneira sólida reduzindo
custos e ampliando a visibilidade, passei a investir naqueles que apresentam
organização, visão e planejamento.
Fica
aqui um abraço a todos os colegas e um alerta para que busquem parceiros,
invistam em novos serviços e novos conhecimentos, e não fiquem parados na
encruzilhada.
Autor:
Alexandre Ferrão
Fonte:
Contábeis.com
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