Muitos
contadores sonham em empreender na área contábil, sua área de atuação. Mas para
os empreendedores de primeira viagem, é importante refletir sobre o que levar
em consideração e os passos necessários para inaugurar o seu escritório de
contabilidade. Por isso, selecionamos algumas dicas para você ter algumas
ideias.
Antes
de mais nada, você precisa saber que é muito importante amar o seu trabalho. Um
bom contador, além de cumprir com os prazos para evitar multas, sabe agregar
valor aos seus clientes. E grande parte desse valor vem do estudo contínuo e
atualização das leis e normas brasileiras de contabilidade, que precisam sempre
serem seguidas de maneira firme e responsável.
Tendo
essas premissas como base do seu novo escritório de contabilidade, vamos ver a
seguir algumas dicas baseadas em quem teve sucesso nessa empreitada:
1. Tenha um plano de
negócios
Um
documento imprescindível para qualquer negócio de sucesso. Você provavelmente
já está habituado ou habituada a aconselhar vários empresários a ter um planejamento
quando está abrindo ou gerenciamento uma empresa. Isso também se aplica a você.
É
necessário estudar o mercado, os concorrentes, fazer uma análise SWOT e definir
quais serviços o seu escritório vai prestar, em que segmentos ele vai se
especializar, o público-alvo que você vai trabalhar e, sobretudo, qual vai ser
o diferencial que agregará valor ao negócio dos clientes.
O
plano de negócios também tem outro objetivo: demonstrar a viabilidade do seu
empreendimento. Quanto você gastará por mês só para mantê-lo em operação?
Quantos clientes e de qual porte são necessários? Qual será o investimento
inicial e em quantos meses você pretende realizar o ponto de equilíbrio (break
even)? Quais documentos e licenças preciso para abrir um escritório de contabilidade?
São
todas perguntas que precisam estar bem respondidas antes de você prosseguir. É
claro que em muitos casos as projeções podem e provavelmente vão furar, mas é
necessário um plano, uma lógica, pois só assim será possível tomar decisões
rapidamente caso o seu trajeto precise ser realinhado.
2. Pense e defina a
localização do seu escritório
Pode
parecer algo básico demais, mas a localização de um escritório de contabilidade
é muito importante e não só ao cliente. É claro que para ele você tem que estar
num centro comercial e não em um shopping, não é verdade? Afinal, você tem que
estar perto de onde o cliente trabalha.
Mas
não é só disso que estamos falando. Considere que neste tipo de empreendimento
você não se desloca apenas da sua casa para o trabalho e vice-versa, mas sim em
visitas a órgãos como Junta Comercial, secretarias da Fazenda, delegacias da
Receita Federal, cartórios etc.
Portanto,
quanto menos tempo você perder se deslocando, melhor a sua produtividade.
Encontrar o ponto ideal para colocar a sua bandeira exige estudo de localização
e pesquisa de valores de aluguel.
É
exatamente nesse ponto que o plano de negócios também ajuda, pois lá você terá
dimensionado o tamanho do número de clientes que pretende atender e onde eles
se encontram na cidade.
3. Prepare a
infraestrutura
Se
você já tem o local perfeito para abrir o seu negócio, é hora de instalar o seu
escritório. Delimitar os equipamentos necessários e quantos funcionários você
pretende ter para atender a demanda do segmento escolhido são muito
importantes.
Você
precisa prever uma pequena recepção, uma sala de reuniões fechadas, uma área
para as impressoras (que são barulhentas) e um espaço de descanso para que os
colaboradores possam conversar sem afetar quem está focado, pois contabilidade
exige muita disciplina e concentração.
Além
disso, é necessário se preocupar com aos aspectos de segurança exigidos pelas
normas brasileiras. Você pode encontrar um checklist delas no site do Sebrae.
4. Monte uma equipe
multidisciplinar
O
sucesso do seu negócio depende dos profissionais que você vai contratar. Se
você não tem orçamento para contratar todas as pessoas que gostaria, a dica
aqui é escolher algumas e terceirizar o trabalho, permitindo que os seus
colegas de escritório recebam responsabilidade para gerenciar o serviço.
Ter
uma equipe enxuta e multidisciplinar não só é uma tendência, como realidade. É
claro que você pode começar sozinho, como Microempreendedor Individual (MEI),
pois o Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) prevê a contabilidade
como enquadramento.
Contudo,
todos querem crescer, não é mesmo? Para tanto, você terá que criar um plano de
carreira para seus novos funcionários, delegar tarefas e estipular prazos e
metas de crescimento que possibilitarão todos a ganhar mais no futuro.
Outra
dica importante, quando falamos de trabalho em equipe, é criar um fluxo e
metodologia de trabalho. Cada empresa pode ter prazos diferentes, por isso
organização vai ser a palavra-chave da operação do seu escritório.
5. Divulgue o seu negócio
O
funil de vendas também se aplica ao escritório de contabilidade. É necessário
prospectar clientes, gerar leads e transformá-los em histórias de sucesso. Por
isso, você precisa se preocupar com o marketing também.
Para
tanto, será necessário criar uma persona (o retrato fiel de um indivíduo que
estaria dentro do seu público-alvo) e criar campanhas para promover o seu
serviço direcionado a essas personas. Portanto, será necessário ter um
orçamento ou reinvestir parte do faturamento para prospectar mais clientes.
Novamente,
aqui o plano de negócios (viu como ele é importante?) também vai se auxiliar.
Lembra que você definiu o perfil dos seus clientes? Pois é, baseado neles você
pode decidir se fará campanhas offline (flyers, folders, panfletos etc.) ou se
é possível captá-los digitalmente.
Se
o caso for esse segundo, você pode utilizar várias ferramentas como o Google
Adwords, Google Adsense, Facebook Ads e, principalmente, a rede social
corporativa LinkedIn para aumentar a quantidade de pessoas no topo do funil.
Seja
qual for a sua estratégia, é necessário sempre demonstrar um diferencial
competitivo para criar novos cases, ok?
6. Mantenha-se atualizado
Reveja
o seu plano de negócios a cada trimestre ou um intervalo de tempo pré-definido
para aparar e reordenar suas estratégias. Como o ramo da contabilidade sofre
atualização constante das leis e normas, novas oportunidades surgem todos os
dias e um bom posicionamento de mercado depende de estar atento a isso.
Você
pode fazer uma adesão à Federação Nacional das Empresas e Serviços Contábeis
(Fenacon) para se manter atualizado. Acompanhe também as movimentações do
Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e suas regionais.
Fonte:
Adaptado de Blog Sage
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