É
assunto recorrente aqui no blog a importância de o contador crescer a partir de
oportunidades diversas. Pode ser ao se mostrar parceiro para melhorar a empresa
do cliente, por exemplo. Também vale trazer o empreendedor para mais perto da
contabilidade. Se ele perceber maior valor no seu serviço, você só tem a
ganhar.
Nesse
último aspecto se encaixa a ideia de descomplicar os lançamentos contábeis.
Esse é um assunto que você domina, mas para o cliente pode parecer técnico
demais. Há expressões estranhas a ele, números, siglas e todo o tipo de
informação que o afasta dessa demanda.
Mas
aí talvez possamos questionar o que vem primeiro. Será que o empresário não tem
nenhum interesse pela contabilidade ou a forma como ela é apresentada a ele que
o leva a se desinteressa?
Como cada caso é um caso, melhor é fazer a sua parte. Ao facilitar o entendimento do cliente sobre os lançamentos contábeis da sua empresa, há um ganho duplo ao contador:
Como cada caso é um caso, melhor é fazer a sua parte. Ao facilitar o entendimento do cliente sobre os lançamentos contábeis da sua empresa, há um ganho duplo ao contador:
- Você ganha ao oferecer um serviço diferenciado, o que é útil para crescer e se posicionar bem no mercado.
- Você ganha em agilidade, pois as informações chegam mais ajustadas até você, considerando que agora a fonte delas já não estranha mais tanto a contabilidade.
Que
tal lhe parece a ideia de melhorar a apresentação dos lançamentos contábeis e
oferecer uma melhor solução ao cliente?
7 dúvidas dos clientes
sobre lançamentos contábeis
Livro
Caixa, Livro Diário, Livro Razão, ativos, passivos, patrimônio líquido, débito,
crédito, contas e registros. Os lançamentos contábeis são um mundo à parte.
Para você, que é técnico no assunto, raramente há dificuldade. Mas o seu
cliente não compartilha da opinião. Veja algumas das dúvidas mais comuns que
ele tem e como ajudá-lo.
1. Por que preciso
registrar lançamentos contábeis?
Você
pode dar ao seu cliente duas respostas diferentes para essa pergunta: porque é
importante e porque é obrigatório. A parte da exigência está prevista no Código
Civil e na Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas, por exemplo, e segue até a
Resolução CGSN n.º 94/2011.
Mesmo
micro e pequenas empresas precisam ter livros para a manutenção da escrituração
contábil regular. Aquelas optantes pelo Simples Nacional só estão dispensadas
da apresentação anual da Escrituração Contábil Fiscal (ECF).
Já
para justificar a importância dos lançamentos contábeis, vamos destacar outra
das dúvidas mais comum entre os empresários.
2. Como os lançamentos
contábeis ajudam a empresa?
Essa
pergunta, na verdade, é uma desconfiança sobre a validade do registro. Afinal,
por que a informação precisa estar em livros e de forma muitas vezes detalhada?
A
melhor forma de esclarecer esse ponto é apresentando como tais lançamentos são
úteis para gerar relatórios financeiros sobre a própria saúde da empresa. Se
forem imprecisos ou insuficientes, podem mascarar a realidade e prejudicar a
tomada de decisão no negócio.
3. Regime de caixa ou de
competência: qual o melhor?
Empreendedores
têm dificuldade em entender porque os lançamentos contábeis são registrados de
uma forma e não de outra, especialmente quando não seguem o que a maioria faz.
Seja qual for o caso, é dever do contador deixar claro por que razões um
determinado regime está sendo utilizado. Também é preciso explicar como isso
afeta os demonstrativos do fluxo de caixa.
4. O que é débito e o que
é crédito nos registros?
É
preciso se colocar no lugar do cliente. Como espera que ele reaja ao ver um
lançamento que traga as letras C de crédito, +A indicando ganho de ativo e +PL
remetendo ao aumento no patrimônio líquido? Parece demais para o nível de
conhecimento do empresário, certo?
Mais
do que siglas, ele precisa entender conceitos. É necessário que ele compreenda
porque uma retirada do caixa para depósito no banco representa tanto um débito
quanto um crédito, por exemplo, assim como ganho e perda de ativos. Dar ao
registro contábil um entendimento mais fácil é também papel do contador.
5. Como deve ser descrito
o fato contábil?
Seu
cliente comprou um automóvel no CNPJ da empresa. Para registro desse
lançamento, é importante que haja detalhamento. É muito diferente uma descrição
sobre o modelo adquirido, ano, data e valor, de outra que inclua mais dados do
veículo (como placa e chassi), número da nota fiscal, nome e CNPJ da empresa
vendedora. Havendo necessidade de consulta futura, não restará dúvidas sobre o
histórico do fato contábil.
6. Qual a diferença entre despesas
acumuladas e diferidas?
O
cliente por vezes tem dificuldade para entender conceitos. As despesas
acumuladas, em geral, são passivos de contas a pagar, como os juros de um
empréstimo a vencer. Já as despesas diferidas são uma forma de ativo, pois você
já pagou, mas não usufruiu do benefício ainda. Um bom exemplo é a contratação
de um seguro, que é pago antecipadamente e válido por 12 meses.
7. Qual a diferença entre
receitas acumuladas e diferidas?
Essa
vai na mesma linha da questão anterior. As receitas acumuladas são contas a
receber, como as vendas no cartão cujos valores serão creditados em conta em 30
dias. Já as receitas diferidas correspondem a um valor recebido antecipadamente
sobre um serviço que ainda será concluído ou um produto a ser entregue. A
primeira é um ativo; a segunda é um passivo.
Que tal ser um contador
consultor?
Neste
artigo, apresentamos algumas das dúvidas mais comuns que empreendedores têm
sobre lançamentos contábeis. Certamente, há muito mais perguntas que o seu
cliente tem a fazer a respeito do assunto. Por que não se aproximar dele e
qualificar essa relação?
Fonte:
Jornal Contábil
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