O
sucesso e o crescimento das pequenas empresas são medidos, entre outros aspectos,
pelo lucro gerado do faturamento. Por isso, empreendedores devem sempre estar
atentos para não cometer erros que podem comprometer as finanças do seu
negócio.
“A
relutância em remunerar bons profissionais e de colocar em prática sistemas
profissionais de gestão, o atraso no pagamento de tributos e a falta de
indicadores financeiros e sistemas de informação adequados são sintomas claros
de uma empresa mal administrada”, explica Rodrigo Zeidan, especialista em
finanças e professor da Fundação Dom Cabral. Veja as dicas do especialista para
ajudar a sua empresa nunca fique no vermelho.
1. Saiba o quanto cobrar
pelo seu produto
Ao
determinar o preço correto do serviço ou produto da sua empresa, o empreendedor
saberá controlar melhor as suas vendas. “Cobrar um preço alto resulta em baixas
vendas, mas preços muito baixos representam também perda de lucro”, ensina
Zeidan. Além disso, ele conta que as estratégias de preços devem ser baseadas
na demanda dos consumidores e não só nos custos de produção.
2. Planeje a longo prazo
Para
que a sua empresa cresça é preciso planejar. E, para calcular o retorno sobre o
investimento, o ROI, três parâmetros devem ser considerados: os investimentos
atualmente realizados, a taxa de crescimento do lucro esperado e a taxa de
retorno utilizada para o cálculo.
De
acordo com o especialista, algumas perguntas devem ser respondidas pelos
empresários para saber a rentabilidade do negócio a médio prazo. “Quanto a
empresa deve crescer nos próximos anos? Quanto está sendo investido? A margem
de lucro vai se manter no médio prazo? A empresa entrará em novos mercados?”,
diz Zeidan.
3. Faça orçamentos anuais
Um
orçamento anual eficiente deve contemplar três cenários diferentes: real,
otimista e pessimista. Além disso, o preço médio do produto ou serviço da
empresa deve ser calculado.
“A
pequena empresa, muitas vezes, não controla o preço dos produtos que cobra e
tem de seguir o mercado”, explica Zeidan. Fazer uma previsão de vendas e rever
os custos são outras etapas que devem ser realizadas por empreendedores.
4. Calcule a margem de lucro
Um
dos principais erros na gestão de um negócio, de acordo com o especialista, é
desconsiderar que a venda de um produto deve remunerar os custos variáveis. “O
foco na análise do mark-up, principalmente na área de vendas, pode esconder uma
perda de lucratividade”, afirma Zeidan.
Para
calcular a margem de lucro, o ideal é tentar incluir a parcela de custos fixos
operacionais que o preço de vendas deve cobrir.
5. Crie uma política de
descontos
O
empreendedor deve conhecer bem a sua empresa para escolher a política de
descontos que fica melhor no seu negócio. “O mais importante é tentar entender
a disposição do público em comprar os produtos do seu negócio”, diz o
especialista. Para determinar os preços, alguns fatores devem ser considerados:
custos mais lucro, competição e demanda.
6. Fique atento com as
dívidas
“Toda
empresa apresenta uma série de dívidas para que possa sobreviver, seja com
funcionários, fornecedores, bancos e com o próprio empreendedor”, afirma
Zeidan. Mas, é essencial que o empreendedor gerencie bem as dívidas. A primeira
recomendação do especialista é escolher o tipo de dívida, comparando taxas de
juros e prazos.
O
segundo passo é analisar os custos e benefícios de cada forma de financiamento.
Em paralelo, os planejamentos e orçamentos não devem ser deixados de lado,
mantendo-os sempre atualizados.
Fonte:
Exame
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