Uma
enquete realizada com associados e filiados ao Sindicato das Empresas de Serviços
Contábeis do Estado de São Paulo (Sescon-SP) revelou que, para 38% das empresas
entrevistadas, o grande entrave para adequação ao eSocial é fazer com que seus
clientes entendam a importância do novo sistema e como funcionará. O segundo
maior problema é o treinamento de funcionários, com 26% das respostas.
Empresários pedem mais clareza sobre procedimentos e sentem falta de um
programa experimental para testar novas rotinas.
O
Governo estabeleceu cronograma obrigatório para adesão, mas sequer finalizou a
ferramenta que será utilizada. Empresas criadoras de softwares para
gerenciamento também não estão preparadas. O eSocial (Sistema de Escrituração
Fiscal Digital das Obrigações Ficais, Previdenciárias e Trabalhistas) promete
integração dos fiscos nas três esferas de governo, uniformização do processo de
coleta de dados contábeis e fiscais e mais rápida a identificação de ilícitos
tributários.
“Não
basta criar e desenvolver um projeto, ainda que com boas intenções. O
importante é saber se pode ser aplicado e se o público-alvo está preparado para
assimilar as inovações. Com tecnologia e recursos para bancá-lo. E aí começa o
conflito que pode produzir mais injustiças aos menores empresários”, afirma
Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente do Sescon-SP ao se referir às micro
e pequenas empresas que compõem 95% do setor produtivo brasileiro e que não
estão preparadas para o novo projeto que, na verdade ainda não está apto a ser
implantado.
De
acordo com Approbato Machado Júnior, há pontos técnicos e práticos que
necessitam de revisão e discussão com os usuários do sistema. “As empresas de
tecnologia da informação, por exemplo, ainda não conseguem preparar com a
devida segurança softwares que atendam ao amplo mercado que se forma com a nova
obrigatoriedade”, completa.
Fonte:
Jornal Dia Dia - MS
Nenhum comentário:
Postar um comentário