As
pessoas são peças fundamentais para a boa gestão. Mas conquistar o
comprometimento dos colaboradores não é tarefa fácil. Treinar, repassar os
valores, os objetivos e a cultura da empresa, orientar sobre os processos e os
padrões de trabalho são atividades que consomem tempo. Muitas vezes, as
empresas investem recursos no treinamento de seus funcionários e, muitas vezes,
percebem que prepararam equipes para os concorrentes.
A
retenção de talentos é, portanto, fator-chave para não perder os investimentos
feitos em capacitação. Nesse cenário, as micro e pequenas empresas levam
vantagem, pois os líderes estão mais próximos dos colaboradores. Envolver o
funcionário em reuniões decisivas, saber seu papel na organização, transitar
entre as diversas áreas da empresa são diferenciais que podem pesar
positivamente na retenção de talentos.
Outro
fator que deve ser levado em consideração é a participação no mercado, cada vez
maior, da geração Y, que tem como uma de suas principais características o
engajamento com uma causa. É fundamental que essa geração perceba sua
participação nos negócios e tenha suas ideias levadas em consideração. A
seguir, algumas dicas que podem ajudar na retenção dos colaboradores.
1.
Estabeleça um plano de carreira para que o funcionário possa visualizar as
possibilidades internas e, assim, investir no seu crescimento.
2.
Crie um ambiente que possibilite ao colaborador desenvolver projetos com maior
autonomia e novas competências.
3.
Envolva os funcionários nos processos de decisão ou engaje-os em projetos em
andamento, escutando suas sugestões de forma apreciativa.
4.
Crie ações para melhorar o clima no ambiente de trabalho. Estimule a prática de
esportes, promova campeonatos internos ou disponibilize áreas de lazer.
5.
Crie um ambiente mais familiar, com confraternizações e happy hours, ou
incentive o colaborador a contribuir com uma planta, fotos ou objetos que
tornem o ambiente mais acolhedor.
6.
Estimule a troca de ideias e crie oportunidades para ouvir as pessoas. Evite
eventuais críticas não construtivas.
A
retenção de colaboradores engajados está intimamente ligada à valorização das
pessoas. Um bom começo para alinhar as expectativas é a aplicação de uma
pesquisa de clima organizacional para identificar os pontos fortes e as
oportunidades de melhoria. Isso criará um canal de comunicação com a alta
direção e gerará material para trabalhar a própria retenção de talentos. Tornar
o funcionário corresponsável no planejamento de sua carreira é a chave do
engajamento.
Fonte:
Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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