A
estagnação e o desestímulo são as principais causas para os trabalhadores
pedirem demissão nas empresas. É o que revela pesquisa realizada Page
Personnel, empresa de recrutamento especializado em profissionais técnicos e de
suporte à gestão, e parte do PageGroup. De acordo com levantamento da
consultoria, 18% dos consultados afirmam que pedem demissão por sentirem-se
estagnados e 14% por sentirem-se desestimulados.
“Esses
dois motivos de insatisfação no trabalho estão motivando a saída de cerca de um
terço dos profissionais das empresas. O que podemos entender é que há um
problema de liderança, de gestão. É papel do líder manter sua equipe motivada,
buscando novos desafios para ela. Outra maneira que ajuda a evitar esse tipo de
situação é manter um diálogo constante.
Os
gestores conseguem eliminar mal-entendidos e indicar aos seus subordinados a
real importância que eles têm para a organização. É um procedimento simples,
mas de extrema valia para alinhamento de expectativas”, explica Ricardo Haag,
gerente executivo da Page Personnel.
A
pesquisa, realizada com 400 profissionais técnicos e de suporte à gestão em
agosto e setembro deste ano, detectou que 79% já pediram demissão em algum
momento da carreira.
Entre
os fatores que motivam profissionais a pedirem para encerrar um ciclo de
trabalho em uma companhia, 22% informaram que fazem o pedido quando encontram
outra oportunidade. Estar insatisfeito com o salário representa 9% dos pedidos
de demissão. Há 8% que saem por ter baixa qualidade de vida. Quando o trabalho
prejudica a saúde, 6% tomam esse tipo de atitude. Os demais motivos são
tornar-me empreendedor (5%), não ter muitas atividades no dia-a-dia (4%), estar
insatisfeito com os benefícios que recebe (3%) e sentir que o chefe não confia
em mim, querer mais tempo para se dedicar à família ou aos estudos
representaram 2%, cada.
O
levantamento procurou saber dos entrevistados quais eram as situações mais
irritantes no ambiente de trabalho. Uma gestão mal estruturada e sem
planejamento é a que mais incomoda, para 21%. Falta de reconhecimento é motivo
de irritação em 15% das respostas. Há 14% que apontaram a falta de feedback
como motivador. Áreas de suporte pouco ágeis ou de baixa performance irritam
7%.
Outros
7% indicaram a gerência saber menos de mercado do que o subordinado e equipe.
As demais situações verificadas no estudo foram, com 6% cada, pouca
infraestrutura, empresa de baixo desempenho e burocracias. Cobrança de
habilidades ou conhecimentos que não são fornecidos por treinamentos na empresa
somaram 4% e demissões que considerou injustas, 3%.
Fonte:
Canal Executivo
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