É
impossível encontrar um empreendedor que nunca tenha tido problemas com o seu
time. Faltas, atrasos, desculpas esfarrapadas e pequenas falhas são as
dificuldades mais comuns. Mas há colaboradores que brigam com clientes, outros
que são ineficientes ou até mesmo aqueles que roubam ou ameaçam a empresa.
Talvez nada seja mais desanimador do que as dores de cabeça geradas pelas
pessoas que você mesmo contratou. Mas há bons remédios para isso. E o melhor é
que não são caros. Se estudar a história empreendedora, perceberá que vários
donos de negócios foram exímios formadores e desenvolvedores de equipes.
Separei algumas receitas que podem surtir efeito no seu negócio.
Tenha uma empresa com um
grande propósito
São
vários os empreendedores que formaram grandes times a partir dessa receita
simples. Quem vem liderando atualmente essa tendência é John Mackey, da Whole
Foods, uma rede de supermercados americana que vende produtos naturais e fatura
cerca de US$ 10 bilhões anuais. Ele defende que o que motiva os colaboradores é
o propósito do negócio, e não a busca do lucro. “O propósito inspira as pessoas
e libera a criatividade”, diz. “Quando os funcionários se entusiasmam com a
missão da empresa, eles se comprometem mais e se tornam mais criativos em seu
trabalho.”
Dê preferência a
funcionários com bom desempenho e bons princípios
Poucos
empresários foram tão hábeis na hora de formar times quanto Jack Welch,
lendário CEO da GE. Segundo ele, há quatro tipos de profissionais. Se o sujeito
tem ótimo desempenho e bons princípios, promova-o. Se tem péssimo desempenho e
princípios ruins, demita-o. Péssimo desempenho, mas princípios bons: treine-o.
Mas, se tiver excelente desempenho e princípios ruins, livre-se dele
imediatamente.
Contrate profissionais
melhores do que você
Não
existe dica mais simples do que essa. O problema é colocar em prática - mesmo
porque o empreendedor sempre acredita que ele pode fazer melhor que os outros.
Mas a verdade é que o dono do negócio precisa contratar pessoas que sejam
capazes de realizar determinadas atividades com mais competência do que ele.
Caso contrário, nunca terá admiração pelos seus colaboradores.
Deixe as pessoas do lado
de fora da sua empresa
Um
dos maiores desafios do empreendedor é fazer com que o lado profissional do
colaborador prevaleça em seu trabalho. Walt Disney criou uma receita simples.
Nos parques da Disney, as pessoas são contratadas como “atores” que precisam
executar uma função. Há um ator que atua como pipoqueiro, outro como atendente
e outro como faxineiro. Como qualquer ator sabe que não se deve levar os
problemas para o palco, eles executam suas funções com perfeição, seguindo
sempre o script.
Trabalhe para os seus
colaboradores
Para
Eloi D'Avila, da Flytour, não existem empresas. Existem pessoas. Mesmo Disney
sabia disso. “Você pode desenhar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do
mundo. Mas são os indivíduos que transformam o sonho em realidade”, dizia.
“Para que os empregados das lojas atendam bem aos nossos clientes, precisamos
ter certeza de que estamos atendendo bem aos nossos empregados”, diz Sam
Walton, do Walmart. “Esse é o ingrediente mais importante do sucesso da
companhia.”
Os
melhores empreendedores sabem que criar uma grande equipe não é um meio para
chegar a uma empresa de sucesso. É o único objetivo. Técnico não ganha jogo, só
perde. Quem ganha o jogo de verdade é o seu time!
Fonte:
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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