Uma
pesquisa recente realizada pela FNQ e pelo SEBRAE com 1.163 empresários de
micro e pequenas empresas mostrou que a gestão de pessoas é, sim, uma
preocupação dos dirigentes: 73% dos pesquisados disseram que premiam seus
colaboradores pelas contribuições inovadoras; 72% afirmaram investir na
capacitação.
As
pessoas não são o ativo mais importante de uma organização. O principal ativo
de uma empresa são as pessoas comprometidas, capacitadas e éticas. Foi a partir
do século 21 que as organizações passaram a se preocupar com questões como
capacitação, clima organizacional e valorização dos profissionais, com o
objetivo de agregar, no ambiente de trabalho, pessoas comprometidas com os
rumos da empresa, bem como satisfeitas e felizes com o seu trabalho.
Hoje,
está comprovado que as organizações que possuem práticas voltadas ao
desenvolvimento humano conseguem aumento da motivação da força de trabalho e,
consequentemente, melhores resultados financeiros e operacionais. Para obter
resultados nessa área, basta que a empresa adote alguns requisitos e passe a
avaliar sua efetividade. Conheça aqui 10 dicas baseadas no Critério Pessoas do
Modelo de Excelência da Gestão (MEG).
1.
Aponte claramente as funções e responsabilidades dos colaboradores, pontuando a
participação de cada um e promovendo a sinergia.
2.
Estabeleça e implante um plano de cargos e salários e um programa de metas para
o colaborador, com base no plano estratégico da empresa e nas competências de
cada pessoa. Assim, será possível definir qual a participação de cada um nas
estratégias gerais da empresa.
3.
Destaque e incentive a autonomia dos seus colaboradores. Essa atitude aumenta a
motivação, facilitando o cumprimento de metas e produzindo resultados
positivos.
4.
Promova feedbacks constantes, sistematize os processos de avaliação e
implemente ações de melhoria.
5.
Invista nas habilidades e nos conhecimentos dos colaboradores. Entender as suas
competências facilita o desenvolvimento de suas atividades diárias e garante a
eficiência em equipe.
6.
Promova programas de capacitação com base em um plano de carreiras e nas metas
estipuladas pela organização. Incentive a busca pelo aprimoramento e reciclagem
do colaborador.
7.
Considere as oportunidades para desenvolvimento de integrantes da equipe atual,
promovendo a inserção de novas pessoas para o exercício das funções.
8.
Procure identificar, por meio de pesquisa de clima organizacional, os fatores
que afetam o bem-estar, a motivação e a satisfação dos colaboradores. O
completo entendimento do seu quadro de colaboradores é fundamental para que
sejam desenvolvidos programas com foco na qualidade de vida e na cidadania.
9.
Comunique-se com clareza, para garantir que o grupo assimile os valores e
princípios da organização. É importante ouvir o que cada um tem a dizer.
Procure estabelecer uma relação de confiança entre a liderança e o grupo e
implante canais de comunicação entre a empresa e os colaboradores, sempre com
base em relações de confiança e ética.
10.
Utilize práticas de remuneração, reconhecimento e incentivo para estimular a
organização. Estes são importantes propulsores da motivação dos colaboradores.
Os ajustes salariais, alinhados ao plano de carreira, servem como
reconhecimento do talento dos funcionários, estimulando-os a apresentar contribuições
significativas à empresa.
Fonte:
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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