É
inegável a importância de uma boa prestação de contas para o condomínio. Tanto
é que a mesma é obrigatória: deve ser feita, no mínimo, anualmente, conforme o
artigo 1.348 do Código Civil, da parte das competências do síndico: VIII - prestar
contas à assembleia, anualmente e quando exigidas.
Mas
é fundamental, no resto do ano, que haja tranquilidade entre os condôminos de
que os recursos de todos estão sendo bem empregados.
Por
isso, elencamos abaixo algumas medidas para que a sua gestão tenha como
característica a transparência na prestação de contas.
1) Auditoria preventiva
Os
benefícios de uma auditoria mensal e preventiva são expressivos, principalmente
em condomínios de grande porte, onde há a necessidade de diversos prestadores
de serviços e há um volume de compras consideravelmente maior que em um
condomínio de pequeno porte.
Com
esse tipo de serviço, um profissional audita a pasta de contas mensalmente, e
indicam se aquele material está dentro do esperado ou não.
É
indicado que todos os moradores tenham acesso ao relatório da empresa auditora,
que deve necessariamente ter um contador para assinar o parecer.
2) Balancete no boleto
Essa
medida já é usada em diversos condomínios e tem tido boa aceitação onde é
implantada.
“A
informação é sempre bem vinda para os moradores. Mesmo que não fique muito
claro para todos, vale a pena usar o boleto para dar ciência aos moradores
sobre a saúde financeira do empreendimento”, argumenta Gabriel Karpat, diretor
da administradora GK.
3) Site do condomínio
É
cada vez mais comum hoje que condomínios ou administradoras contem com uma
plataforma online de comunicação. Através dela, a administradora ou o síndico
podem disponibilizar extratos e incluir os documentos que foram quitados no
mês, como a conta de água, luz, notas fiscais de serviços ou produtos. Dessa
forma, o condômino consegue ver, com clareza e riqueza de detalhes, para onde
vai o dinheiro do condomínio.
Além
disso, atualmente a grande maioria das administradoras conta com serviço de
prestação de contas online. Ali, os moradores podem conferir, diariamente, o
extrato da conta bancária, os pagamentos feitos e quem está inadimplente no
condomínio.
4) Uso correto de
informativos
Nem
sempre é a tecnologia quem vai dizer qual é o melhor caminho para uma gestão
transparente. Informar corretamente, e com alguma antecedência, é fundamental
para que os condôminos tenham segurança sobre o que está acontecendo no
condomínio. Vai começar aquela obra na quadra, por exemplo? Avise com dez dias
de antecedência com um cartaz no quadro de avisos e nos elevadores.
Aproveite
o comunicado para deixar claro que a obra foi aprovada em assembleia, assim
como todos os custos envolvidos.
5) Reunião com o conselho
aberta aos moradores
Geralmente
é mensal a reunião dos conselheiros, que se encontram para vistar a pasta de
documentos do condomínio. Quando o local é gerido por um síndico profissional,
o ideal é que o mesmo esteja presente na reunião, para poder tirar qualquer
dúvida dos conselheiros.
Abrir
a reunião para todos os moradores, mesmo que de maneira informal, permite que
os moradores genuinamente interessados no cotidiano do condomínio possam
acompanhar as contas de perto.
6) Síndico disponível
Apesar
de não ser nenhuma novidade, esse é o ponto crucial para a administração
transparente: um síndico disposto a conversar e a sanar as dúvidas dos
moradores. Sem essa abertura do síndico, fica extremamente difícil para o
morador se sentir confortável para fazer perguntas.
“É
fundamental que os moradores sintam que o síndico está disposto a escutar e
sanar qualquer tipo de dúvida”, assinala o síndico profissional Nilton Savieto.
Por
isso, estar disponível uma vez a cada quinze dias, por exemplo, para tirar
dúvidas dos condôminos ainda é uma boa medida.
Há
síndicos que também preferem centralizar e organizar o atendimento por um canal
online. O site do condomínio, ou mesmo um e-mail oficial do síndico podem ser
úteis para o esclarecimento de dúvidas.
7) Cotações e orçamentos
Outra
medida eficaz para a transparência da prestação de contas é cotar no mínimo
três fornecedores diferentes antes de contratar qualquer prestador de serviços
ou de fazer uma compra. É igualmente importante disponibilizar e compartilhar
com demais interessados esses orçamentos.
Caso
haja qualquer dúvida no futuro, o síndico tem como comprovar que a empresa
escolhida oferecia as melhores condições para o condomínio naquele momento.
Fonte:
Sindiconet
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