Gilmar Duarte da Silva
O empresário contábil
constitui a empresa com o objetivo de prestar serviços e, naturalmente, receber
o valor digno pela tarefa capaz de mantê-lo no mercado e investir no próprio
negócio para aumentar a qualidade do serviço oferecido, além de distribuir
lucros satisfatórios aos sócios.
O serviço prestado pelas
empresas de contabilidade é transformado em honorário, que é a expressão
monetária de todo esforço empregado na realização da tarefa do cliente pelo
profissional da contabilidade.
Ofertar serviços para um
prospect - perfil para futuro cliente -, significa disputar com concorrentes a
licitação. Feita a visita ao prospect, que objetiva conhecer suas necessidades,
chega a hora de apresentar o orçamento, que deve informar os serviços a serem
prestados e o preço proposto. Apenas isso? Será que não há mais nada a
comunicar?
Para que a comparação
ultrapasse o valor monetário, os diferenciais da empresa devem ser expostos. No
caso de uma empresa contábil, os principais são qualidade dos serviços,
atendimento, instalações adequadas, sala de reuniões para uso do cliente,
treinamentos, consultoria, segurança, confiabilidade, tradição, rapidez e
preço.
Algumas empresas têm no
preço o principal – ou único – diferencial. É comum recebermos indagações de
prospect do tipo: “qual é o seu honorário para uma empresa do Simples Nacional
com quatro funcionários que emite 60 notas fiscais por mês?” Caso a empresa
procurada tenha apenas o honorário para oferecer, certamente proporá o menor
valor da praça, independente de saber se cobrirá os custos, e assim apresenta
para conquistar o prospect imediatamente, num impulso fratricida.
O mercado é disputadíssimo,
sem dúvida alguma, e se não praticarmos preços mais baixos é impossível manter
as portas abertas, mas a prática de valores ínfimos também não garante a
perpetuação do negócio. Se o honorário for incapaz de cobrir todos os gastos, a
chance da empresa desaparecer é enorme.
É necessário que haja no
empreendimento uma excelente estrutura de formação do preço de venda e
concentração dos esforços na redução dos custos e maximização da produtividade
com qualidade e lucro. A exemplo da guerra fiscal, a “guerra honorário
contábil” não contribui em nada com a qualidade dos serviços e muito menos com
a valorização da classe empresarial contábil.
Reúna-se com os
colaboradores e identifique os diferenciais da sua empresa. Se concluir que não
existem ou que os pontos negativos sobressaem em relação aos positivos trabalhe
em busca da excelência.
Acredite e invista no seu
negócio primeiro e depois divulgue os diferenciais para conquistar clientes que
trazem resultados positivos. A participação em grupos da classe contábil é uma
excelente ferramenta para conhecer a concorrência e crescer em harmonia.
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