Organizar
o local de trabalho - e mantê-lo dessa forma - economiza tempo, previne
imprevistos e perda de documentos, garante melhor imagem profissional, aumenta
a produtividade e ajuda a ter foco ao realizar tarefas.
Para
começar bem 2014, fazer uma faxina na mesa do escritório é uma boa pedida.
Nessa hora, é importante ter critério e não apenas manter o espaço
aparentemente arrumado. Especialistas explicam que o ideal é sistematizar documentos
e objetos para saber exatamente onde cada coisa está e como encontrá-las quando
for necessário.
Daniela
Vasconcelos, 33 anos, sócia da Guinada Produções Artísticas, resolveu dar fim à
bagunça do espaço e contratou uma consultoria. Ela trabalha com outras três
pessoas, mas, mesmo com um quadro reduzido, a equipe não conseguia manter o
espaço em ordem.
—
Quase não cabia o computador, de tanta coisa. Para achar um número de telefone,
um contrato ou outro documento, já cheguei a levar uma tarde inteira — revela.
A
consultora Gabriela Brasil, que ajudou a empresária a organizar o espaço,
explica que não basta fazer uma faxina: o segredo para manter a ordem está em
transformar a sistematização em atividade rotineira.
—
É um hábito a ser adquirido, aos poucos, como o de praticar exercícios físicos
regularmente — exemplifica.
Aumentar
a produtividade e a qualidade e obter eficiência são algumas das vantagens.
Segundo ela, bagunça traz atrasos, estresse e desgaste, porque, num ambiente
desorganizado, perde-se, em média, 40 minutos por dia, procurando um documento
ou um objeto. A organização do local de trabalho funciona, inclusive, como
cartão de visita.
A
personal organizer Adriana Feitosa garante que é possível adquirir a habilidade
de se organizar facilmente.
—
É só ter boa vontade. É como uma dieta, é difícil se acostumar, mas os
resultados dão ânimo para continuar — afirma.
Adriana
alerta que o importante é o ambiente estar organizado, e não apenas arrumado.
Num local arrumado, segundo ela, você guarda os objetos sem critério. Porém, a
organização tem regras: tudo fica disposto de forma que você encontre com
facilidade.
Apesar
de trabalhar em casa, é preciso ter critérios. O home office não rende se a
pessoa não for organizada. É preciso criar um ambiente prático e ter horário de
trabalho fixo, mesmo para atuar no próprio lar.
Fica a dica
A
mesa deve estar o mais limpa possível e não abarrotada de papéis, enfeites e
fotos. Além de computador e telefone, deixe lá o que precisa ter sempre à mão,
como agenda e calendário.
Todos
os papéis devem estar categorizados, separados em pastas. Outros objetos devem
ter local definido.
Organize
e identifique tudo de forma que qualquer pessoa possa encontrar, caso você
esteja de atestado médico e precise resolver uma pendência, por exemplo.
Evite
a papelada. Quanto mais documentos puderem ser mantidos no computador e não no
papel, melhor.
Num
quadro magnético ou painel, mantenha visível uma lista com telefones úteis e um
panorama de atividades a fazer.
Fonte:
Diário Catarinense
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