Apesar de o Governo ter deixado de arrecadar R$ 6,1
bilhões de tributos, entre 2009 e 2013, devido a redução no Imposto sobre
Produtos Industrializados (IPI) que incidia sobre os automóveis, no mesmo
período houve incremento de R$11,8 bilhões no recolhimento de PIS e Cofins
sobre a venda de automóveis e veículos leves, apontaram os dados do Instituto
Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Somente com a venda de
veículos, o governo federal recolheu R$ 3,5 bilhões a mais durante esses cinco
anos.
"A queda foi compensada pela incidência de PIS e
Cofins sobre a produção de automóveis. No mesmo período em que o governo
concedeu o desconto no IPI, houve um incremento de 16,65% na indústria
automotiva nacional, que passou de 3 milhões de unidades produzidas por ano, em
2008, para 3,5 milhões em 2013", explica o coordenador de estudos do IBPT,
Gilberto Luiz do Amaral.
Uma comparação por cada veículo produzido no país
mostrou um aumento na arrecadação de tributos federais entre os anos anteriores
e posteriores a redução no IPI para automóveis.
Em 2009, a arrecadação foi de R$ 5.597,50 por
automóvel fabricado, já em 2011, essa quantia subiu para R$ 6.504,20.
Bom negócio
"Todos saíram ganhando com a desoneração do IPI.
O setor produziu, vendeu e exportou mais, gerou mais empregos e impulsionou uma
longa cadeia de matérias-primas, insumos e peças. O governo federal arrecadou
mais tributos e os governos estaduais aumentaram significativamente a sua
receita de ICMS e IPVA", declarou o coordenador.
Fonte: Diário do Nordeste-CE
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