Não
podemos negar que nos últimos anos houve um aumento considerável no número de
obrigações acessórias, que devem ser transmitidas periodicamente pelos
contribuintes através da pessoa do seu contador, responsável pela empresa. Isto
ocorreu por vários motivos, mas, sobretudo para o fisco controlar as operações
dos contribuintes e elevar a arrecadação.
Houve
aumento na quantidade de obrigações e também na qualidade das informações.
Logo, o contador exerce um papel muito importante para a sociedade brasileira.
Sem
demagogia, contratar um profissional contábil é um item de “primeira
necessidade”.
Muitos
empresários, no início da atividade se aventuram ‘paga alguém’ apenas para
abrir a empresa (formalizar) e depois sem querer despender qualquer valor,
emite documento fiscal sem saber se está certo e por conseqüência, não entrega
nenhuma obrigação acessória e também não recolhe nenhum tributo.
O
contribuinte percebe de forma “forçada” através dos seus clientes que a sua
empresa está irregular, ou seja, em razão de não atender às exigências impostas
pelo fisco através de legislação, não consegue emitir Certidão Negativa de
Débitos – CND. Conclusão: começa a perder cliente ou ter o valor retido pelo
tomador do serviço ou pelo comprador de mercadoria. E isto é extremamente comum
no mercado.
Isto
ocorre por falta de orientação, mas, sobretudo por falta de valorização
profissional, afinal de contas, quem no Brasil trabalha para receber menos de
um salário mínimo? Isto sem contar que pesquisas comprovam que o valor do
salário mínimo “está pra lá de defasado”.
Oras,
sem desmerecer qualquer pessoa que trabalha, pois todos têm a sua importância
dentro de qualquer processo, mas é importante ressaltar, que o contador estudou
pelo menos quatro anos (curso superior) e para ser um profissional atualizado,
deve estudar sempre, sob pena de cometer erros “primários”.
Como
um empresário não consegue enxergar que para um funcionário que possui apenas o
ensino fundamental ele paga mais que um salário mínimo e para o seu contador
com toda a bagagem ele se nega a valorizar o profissional, “oferecendo” valor
pelo serviço que se torna uma ofensa, em ato contínuo de desvalorização.
É
como se chegássemos a uma loja de bolsa, e diante do preço, afirmássemos:
compro, vou levar, mas vou pagar apenas 50% do valor da etiqueta, pois este
preço é um absurdo!
Pergunto:
como assim? O consumidor não solicita desconto? Simplesmente impõe o valor ao
vendedor e leva a mercadoria? Este comportamento é no mínimo inaceitável.
Desta
forma, como os profissionais da contabilidade podem aceitar tal comportamento
de seus “clientes”? Muitos afirmam que se não fizer o seu concorrente vai
fazer. Oras, estamos diante de uma ilusão. Existem preços impraticáveis! Pois
muitos oferecem o trabalho por qualquer valor, mas, como a prestação de serviço
depende de mão de obra, e esta não é “barata”. Neste caso, corre-se grande
risco do serviço não ser entregue e se for, será parcial ou de forma muito
rudimentar.
Portanto,
é necessário não se iludir, cada profissional sabe o quanto vale o seu
trabalho, por isto não pode se deixar levar pelo mercado onde se vende ilusão
(cliente finge que paga e o contador finge que realiza o serviço).
A
prática de “certos preços” tem que duvidar da procedência da mercadoria e isto
também se aplica à prestação de serviço. “A conta não fecha”. Conta básica: a
receita da empresa deve cobrir custos e despesas.
Na
prestação de serviço o maior custo é a mão de obra com pessoal (folha de
pagamento), e este valor não é baixo. Se o honorário praticado tiver valor
muito baixo, teremos também baixa qualidade nos serviços, pois a mão de obra
barata é “carente” de qualificação.
Quando
o contador apresentar um orçamento a um “candidato a cliente”, o preço cobrado
deve ser justo.
Alguém
já tentou contratar um plano de saúde máster com atendimento nos melhores
hospitais (internação em apartamento) e oferecer ao operador pagamento de valor
igual ao plano básico (atendimento hospitais simples e internação em
enfermaria)? Você teve êxito?
Por
que o contador tem que aceitar? Afinal de contas, o que deve pesar no preço do
honorário do contador é a responsabilidade profissional.
Pense
nisto! Diga NÃO a desvalorização
profissional. Isto deve começar de você profissional, não espere a valorização
de quem está tentando te contratar.
Fonte:
Contábeis.com
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