Abrir
um negócio é sempre um grande desafio. Muitos empreendedores se concentram apenas
na ideia e esquecem o principal: elaborar um bom planejamento estratégico e
financeiro. A cada 100 empresas abertas no Brasil, pouco mais de 75 sobrevivem
ao primeiro ano, segundo o Sebrae.
Para
Vinícius Roveda, fundador da ContaAzul, empresa que oferece serviços de gestão
online para pequenas empresas, os cuidados dos empreendedores iniciantes devem
ser redobrados. Com o objetivo de ajudar quem está começando, ele listou 12
dicas para quem quer evitar os erros mais comuns ao abrir um negócio:
1. Compartilhe a sua ideia
Essa
atitude, mesmo em um estágio inicial do negócio, pode economizar um bom tempo e
muito dinheiro. Esqueça o medo de que alguém irá copiar o seu projeto e
compartilhe o que pensa com outros empreendedores, principalmente com aqueles
que já tiveram alguma experiência semelhante.
2. Valide o seu modelo de
negócio
Roveda
afirma que a falta de planejamento é uma das principais causas de mortalidade
das empresas. Os erros são comuns, mas o importante, segundo ele, é que as
falhas sejam encaradas como um aprendizado. O ideal é testar e validar seu
negócio o mais rapidamente possível – e não ter medo de mudar completamente a
estratégia caso seja preciso. Lembre-se de que, se você invalida uma ideia em
pouco tempo, o prejuízo é menor. O canvas é um modelo bastante útil para
elaborar seu plano de negócios. Aprenda aqui
a fazê-lo.
3. Conheça profundamente
os seus clientes
Quanto
mais você conhecer o seu cliente, maior será a probabilidade de você ter
sucesso. Mas não basta apenas ter informações do tamanho do seu público-alvo e
de sua preferência. Também é importante entender o comportamento, os hábitos e
as rotinas de quem você quer atingir. Com essas informações em mãos, é possível
personalizar produtos ou serviços, conquistar os usuários e obter sucesso mais
facilmente.
4. Fuja da informalidade
Empreendedores
iniciantes se veem tentados a começar suas atividades de maneira informal. A
intenção principal é fugir dos impostos. No entanto, sem a formalização, o seu
negócio fica impedido de crescer. A capacidade de emitir nota fiscal, criar uma
conta bancária como pessoa jurídica, obter máquinas de cartão de crédito e
solicitar empréstimos públicos é exclusiva para quem tem um CNPJ.
5. Seja um bom gestor
administrativo
Ter
experiência no ramo de atuação é importante, mas não é tudo. Boa parte dos
empreendedores iniciantes acredita que é possível administrar uma empresa com o
conhecimento adquirido em uma graduação específica. Para Roveda, tal postura é
inadequada. Sem conhecimento em administração, o empresário corre o risco de
ver o negócio afundar.
6. Tenha uma vida
financeira organizada
Muitos
empreendedores vivem mergulhados em uma completa desorganização financeira,
algo terrível para os negócios. Para “sair do vermelho”, o primeiro passo é
organizar seu fluxo de caixa. Com planilhas simples, é possível controlar os
valores que entram e saem, inclusive com previsões futuras. Alguns softwares de
gestão auxiliam o controle financeiro, informando o que vence e o que deverá
entrar no seu caixa. Dessa forma o empresário terá total controle da situação monetária
e poderá planejar o crescimento saudável do negócio.
7. Separe despesas
pessoais e empresariais
Às
vezes, por causa de apertos financeiros ou pura desorganização, o empreendedor
usa o dinheiro da empresa para pagar despesas pessoais – ou vice-versa. Segundo
Roveda, esse é um dos erros mais comuns entre os donos de pequenos negócios.
Ele recomenda que o empreendedor fixe uma retirada mensal dos ganhos do negócio
– valor tecnicamente chamado de pró-labore – e reinvista o resto dos lucros na
própria empresa, estimulando seu crescimento.
8. Defina o valor do seu
produto de maneira consciente
Empreendedores
iniciantes também costumam errar muito na hora de definir a margem de lucro e
fixar preços de produtos. É comum encontrar empresários que vendem muito, mas
se queixam de não ver o dinheiro entrar. Isso acontece em razão de cálculos
equivocados. Saiba que há técnicas corretas para definir margens de lucro e
preço de produtos e serviços. Se você não as conhece, está na hora de rever as
finanças da empresa, segundo Roveda.
9. Saiba negociar
Cortar
gastos e economizar ao máximo: o empreendedor que pensa assim vai longe, de acordo
com o fundador da ContaAzul. Uma estratégia importante para conseguir o melhor
aproveitamento dos recursos é negociar com os fornecedores. Se você tiver um
bom fluxo de caixa, conseguirá fazer compras grandes com pagamento à vista, o
que pode significar custos menores na hora de repor o estoque e lucros mais
altos no momento das vendas.
10. Gerencie seu estoque
O
gerenciamento de estoque também é um dos pontos fundamentais para o sucesso de
um negócio, seja ele virtual ou físico. Todo empreendedor deve ter em mente
que, se vender, precisa entregar. Por este motivo, é importante saber
exatamente a quantidade de cada item disponível. Caso você trabalhe com
mercadorias de curto prazo de validade, o controle deve ser ainda mais
rigoroso.
11. Adote estratégias de
comunicação
Estratégias
de comunicação devem ser adotadas em qualquer negócio, seja ele de grande ou
pequeno porte. Algumas medidas criativas podem ser adotadas sem grandes custos.
Uma newsletter para o e-mail dos seus clientes, informando sobre novidades e
promoções, é uma forma relativamente barata de informá-los. As redes sociais,
segundo Roveda, não podem ser deixadas de lado.
12. Seja criativo
O
fundador da ContaAzul não acredita que seja preciso “reinventar a roda”. Mas
soluções criativas e diferenciais exclusivos são decisivos para levar sua
empresa ao sucesso.
Fonte:
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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