Excelência
na prestação de serviços. Este tem sido um dos desafios dos profissionais que
atuam no setor contábil. Por isso,
diversos estados estão apostando na metodologia patenteada e já implantada em
milhares de organizações contábeis por intermédio do Projeto Qualidade
Necessária.
Afinal,
nos últimos anos, a categoria tem ganhado destaque dentro das organizações e se
tornou peça fundamental na tomada de decisões. No entanto, muitas ainda têm
dificuldades em garantir a prestação de serviços com qualidade ou atuar de
forma incisiva na formação dos seus colaboradores.
Foi
pensando nisso que o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das
Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São
Paulo (Sescon-SP) lançou em 2005 o
Programa de Qualidade de Empresas Contábeis (PQEC), que tem como objetivo
incentivar as práticas éticas, promover a formação continuada do setor e
disseminar o conceito de excelência na prestação de serviços contábeis em todo
o Estado.
O
programa é resultante de uma parceria firmada com a Associação Brasileira de
Normas Técnicas (ABNT), o PQEC oferece às empresas de contabilidade que atendem
todos os requisitos do programa e da norma, a certificação máxima da qualidade,
ISO 9001.
O
foco do programa é baseado no envolvimento das pessoas por métodos
motivacionais, gerando mudanças de comportamento, criando e aperfeiçoando
atividades, além de estimular o bom relacionamento no atendimento entre os
clientes internos e externos. E, entre seus objetivos, está a criação de um
diferencial de mercado para os associados que aderirem ao PQEC e ao PQEC+ISO,
subordinando-se às suas normas, por meio da concessão de uso das logomarcas que
identificam visualmente os programas, cujo uso é exclusivo dos seus
participantes aprovados.
Pré-requisitos
Entre
os pré-requisitos para conquistar o selo, o diretor financeiro do Sescon-SP,
Valdemir Arnesi, destaca que a empresa contábil precisa ter pelo menos três
anos de atividade no mercado, documentação em dia - não ter pendências
financeiras, por exemplo - e estar vinculada ao Sescon-SP. Com isso, a empresa
é admitida no programa e passa por um processo de aprendizado, com alvos de
pontos que devem ser instituídos e colocados em prática. "Depois de um
ano, ela é avaliada e, se atingir a pontuação, é certificada", explica o
representante da entidade de São Paulo.
Quem
já conseguiu obter o selo, destaca a importância de sua implementação.
"Através do PQEC conseguimos proporcionar à nossa equipe uma capacitação
profissional contínua, por meio de cursos periódicos, palestras e treinamentos.
Além disso, nosso foco também sempre esteve voltado a manter uma tecnologia de
ponta, que traga automatização e segurança, para ampliar a interação com os
nossos clientes através de acesso a qualquer momento a sua base de dados, além
de atender às mais diversas demandas relacionadas às legislações
vigentes", analisa a diretora da Attend Assessoria, Consultoria e
Auditoria, Dilma Rodrigues. A empresa tem o certificado desde 2008.
Para
a diretora, o programa é um estimulador para que as empresas se aprimorem
constantemente, já que para conquistá-lo é necessário cumprir uma série de
requisitos e exigências. "Com o objetivo de colaborar no aprimoramento de
seus controles, processos e mapeamentos, para desenvolver um trabalho com
qualidade, zelo e em busca da excelência", complementa Dilma.
Benefícios
A implantação de um Sistema da Gestão da
Qualidade oferece, além da possibilidade de ampliar mercados, uma série de
vantagens para a empresa. Quem consegue obter o selo de qualidade alcança um
aprimoramento dos processos internos e da estrutura e recebe capacitação e
atualização profissional. Isto porque entre os benefícios estão: o aumento do
nível de organização interna da empresa; a possibilidade de conhecer e melhorar
os processos importantes para a conformidade do serviço; avanço no controle da
direção e da produtividade; melhorias na transferência interna de conhecimentos
e desenvolvimento de competências o que gera redução dos custos com retrabalho;
aumento da competitividade, com custo mais baixo. Estes fatores proporcionam
uma melhoria contínua nos serviços prestados, o que se transforma em
diferencial de mercado para estes escritórios de contabilidade.
Manutenção
Tão
importante quanto conseguir ter o selo de qualidade é conseguir mantê-lo, já
que constantemente a empresa é avaliada para testar se o comprometimento e o
padrão de qualidade são mantidos. Para este processo, o escritório certificado
deve encaminhar para a secretaria do PQEC o requerimento de manutenção relativo
ao seu módulo no programa e cumprir pontuação mínima prevista no quadro de
requisitos.
Empresas certificadas
De
acordo com dados do mercado, apenas 13% das organizações contábeis brasileiras
são certificadas por algum programa de qualidade.
No
Estado de São Paulo, no ano em que o programa foi criado, cerca de 134 empresas
receberam a certificação. Atualmente, 457 empresas contábeis têm o selo de
qualidade. Montante ainda pequeno, se considerar que o Estado de São Paulo tem,
hoje, aproximadamente 20 mil escritórios de contabilidade, mas também um
indicador de que a busca pela qualificação profissional está cada vez mais
presente no cotidiano destes escritórios. "Vemos um aumento constante no
número de empresas que buscam a certificação. Cresce cerca de 20% a cada
ano", destaca o diretor financeiro do Sescon-SP.
É bom saber:
PQEC
- O Programa de Qualidade de Empresas Contábeis do Sescon-SP existe desde 2005
e tem o objetivo de promover a formação continuada das empresas.
Estados
- Além de São Paulo, outros estados também apresentam selo de qualidade, como
Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
ISO
9001 - Tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicado
em conjunto com outras normas de funcionamento.
Fonte:
DCI - SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário